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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

ANTONIO, Raquel et al. Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal. Psicologia [online]. 2012, vol.26, n.1, pp.17-32. ISSN 0874-2049.

O presente estudo pretendeu explorar o fenómeno do bullying homofóbico em Portugal relativamente à sua prevalência, consequências e formas de agressão. Mediante um questionário online, distribuído pelos núcleos locais da Associação rede ex aequo e preenchido por 184 estudantes, verificou­‑se que, à semelhança de resultados internacionais, o recinto escolar é o local privilegiado para a ocorrência deste fenómeno. Os resultados indicam que prevalece a violência psicológica e a vitimização de rapazes; os comportamentos de agressão são desvalorizados; subsiste uma não intervenção nas situações presenciadas; existem consequências psicológicas significativas para as vítimas de bullying homofóbico, em comparação com as não­‑vítimas. Defende­‑se a importância de conceber programas de sensibilização, de criar medidas de protecção para as vítimas, e ainda de aprofundar a investigação desta temática.

Palavras-chave : bullying; homofobia; orientação sexual; escola.

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