SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2A redução de itens como uma alternativa para a Escala Triangular do AmorTradução, adaptação e evidências de validade da versão brasileira do Overexcitability Questionnaire Two índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

PAULO, Rui M.; ALBUQUERQUE, Pedro B.  e  BULL, Ray. A Entrevista Cognitiva Melhorada: Pressupostos teóricos, investigação e aplicação. Psicologia [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.21-30. ISSN 0874-2049.

A entrevista de testemunhas é um procedimento fundamental no decurso das investigações policiais e avaliações forenses. No entanto, o conhecimento, formação e treino destes profissionais para entrevistar testemunhas é frequentemente insuficiente, levando ao uso de técnicas de entrevista inadequadas e à obtenção de informação limitada e pouco fidedigna. Neste artigo abordamos a Entrevista Cognitiva Melhorada, atualmente aceite como um dos métodos mais eficazes para obter bons testemunhos. Descrevemos pormenorizadamente esta entrevista, quais os pressupostos teóricos que justificam a sua utilização, incidindo ainda sobre a investigação relevante. Por fim, elaboramos um guia de utilização para esta entrevista baseado nos resultados da investigação e no modelo utilizado pelas forças policiais de Inglaterra e Gales (i.e. “PEACE”). Não existindo nenhum outro protocolo publicado em língua portuguesa para a aplicação da Entrevista Cognitiva Melhorada, consideramos a leitura deste artigo um primeiro passo para todos os profissionais que pretendam utilizar este modelo de entrevista.

Palavras-chave : Entrevista Cognitiva Melhorada; Entrevista de Testemunhas; Investigação Policial; Avaliação Forense; Memória de Testemunhas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )