SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Separação-individuação aos pais e bem-estar psicológico em jovens adultos: Papel mediador da personalidadeO papel do locus de controlo na relação entre a liderança situacional e a satisfação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

GUEDES, Maryse; COELHO, Leandra; SANTOS, António J.  e  VERISSIMO, Manuela. Perceções dos psicólogos portugueses acerca da inibição comportamental/ retraimento social e das necessidades de intervenção que lhes subjazem durante a infância precoce. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.1, pp.147-161. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1434.

Dada a elevada prevalência das perturbações de ansiedade, verificou-se uma necessidade emergente de intervir nos fatores de risco precoce para o seu desenvolvimento, nomeadamente na inibição comportamental e no retraimento social (IC/RS) em idade pré-escolar. Porém, a participação em intervenções preventivas para a IC/RS é modesta, devido ao reduzido reconhecimento do problema pelos pais e profissionais (educadores e pediatras) que trabalham com o público-alvo. Dado o seu papel central na promoção do reconhecimento do problema, este estudo teve como objetivo explorar as perceções dos psicólogos portugueses acerca da IC/RS e das necessidades de intervenção que lhes subjazem. Dezoito psicólogos foram distribuídos em três grupos focais. Cada grupo foi moderado por um investigador, seguindo um guião semiestruturado. Os participantes identificaram as manifestações e consequências da IC/RS (particularmente no domínio social) e recomendaram o desenvolvimento de intervenções familiares multimodais e de intervenções para educadores, destinadas à promoção de competências sociais no jardim-de-infância.

Palavras-chave : Inibição comportamental; retraimento social; idade pré-escolar; intervenções preventivas baseadas na evidência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons