SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Perceções dos psicólogos portugueses acerca da inibição comportamental/ retraimento social e das necessidades de intervenção que lhes subjazem durante a infância precoceLifetime Experiences Scale (LIFES): Desenvolvimento e validação em amostras da comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

CANCELINO, Ana Frade; MOREIRA, Ana; MARQUES-QUINTEIRO, Pedro  e  ALMEIDA, Pedro. O papel do locus de controlo na relação entre a liderança situacional e a satisfação. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.1, pp.162-173. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1445.

O presente artigo tem como objetivo estudar a relação entre a liderança situacional e a satisfação com a chefia direta, assim como o efeito mediador do locus de controlo nesta relação. A amostra do presente estudo é composta por 149 trabalhadores recrutados através do método snowball. Todos os participantes reportaram ter supervisão direta. Os resultados sugerem que existe uma relação positiva entre a liderança situacional e a satisfação com o supervisor que não é mediada pelo locus de controlo externo, de tal forma que B = 0,04, SE = 0,04, IC 95% (-0,05; 0,13). No entanto esta relação é mediada pelo locus de controlo interno, de tal forma que B = 0,12, SE = 0,05, IC 95% (0,04; 0,23). Os resultados deste estudo vêm ajudar a perceber o processo através do qual os comportamentos de liderança das chefias diretas se relacionam com o desenvolvimento de atitudes positivas por parte dos colaboradores no local de trabalho.

Palavras-chave : Liderança situacional; liderança transformacional; liderança transacional; satisfação com o supervisor; locus de controlo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons