SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAA necropolítica e as resistências no discurso pictórico-político de Adriana VarejãoConsiderações sobre o arquivo em práticas artísticas pós-coloniais: Uma reflexão a partir da obra de Ângela Ferreira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

PASSOS, Sónia. Intersecções de género, “raça” e nacionalidade: Corpo e performatividade em Plantation memories de Grada Kilomba. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.93-105. ISSN 0874-6885.

Género, “raça” e nacionalidade, como vectores analíticos vividos e experienciados, intersectam-se no trabalho de Grada Kilomba, cruzando estudos de género, pós-coloniais com histórias de vidas de mulheres negras. Plantation memories reúne episódios de racismo quotidiano, colocando num mesmo plano temporal da História passado e presente, expondo feridas, procurando a sua desconstrução, potenciando leituras alternativas. O livro é mote de uma lectureperformance, na qual cinco actores tomam o palco e as palavras assumem toda a força, dominando os corpos que as ressignificam. Tomando os conceitos de corpo e performatividade em Plantation memories procura-se alargar o campo da reflexão sobre intersecções de género, “raça” e nacionalidade.

Palavras-chave : intersecções género/raça/nação; corpo; performatividade; criação artística; descolonização do conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )