SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroEXTRAArte e resistência: Género e performance contemporânea em PortugalMulher Changana calada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

MACEDO, Ana Gabriela. Entrelaçar é como fazer tricot: O ‘teatro interior’ de Paula Rego e a estrutura em rede das suas relações afectivas e intelectuais. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2019, n.Extra, pp.125-146. ISSN 0874-6885.

Este texto pretende estabelecer um diálogo entre narrativas visuais e literárias, focando a obra construída ao longo dos anos por Paula Rego, plena de “entrelaçamentos” e diálogos intertextuais e interartísticos. Pretende-se evidenciar que o “teatro interior” de Paula Rego é povoado de vozes, discursos e narrativas polifónicas desfiando fronteiras disciplinares e permanentemente questionando representações estereotipadas de género. O ensaio de Italo Calvino sobre a “Visibilidade” (Seis propostas para o próximo milénio, 1990) será um leitmotif desta análise comparativa, assim como o conto de Honoré de Balzac “Le chef d’oeuvre inconnu” (1845).

Palavras-chave : narrativa visual; entrelaçamento; feminino; género; sublime.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )