SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Uma reflexão sobre desigualdade de género e saúde no contexto da migração: Que desafios e respostas para a promoção da saúde das mulheres migrantes? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

BUCKINGHAM, Susan. No 25.º aniversário da Conferência de Pequim sobre as Mulheres - avaliação dos progressos alcançados no que se refere ao equilíbrio de género na adopção e gestão das políticas ambientais. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2020, n.43, pp.121-175. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/637y-sj31.

O artigo faz uma avaliação da contribuição da Plataforma de Pequim para uma política ambiental sensível às questões de género, com base numa série de exemplos abrangendo patamares, regiões e momentos de inclusão desta perspectiva: a UE, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a Década das Ciências dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável da COI-UNESCO, que será lançada em 2021, e os municípios europeus responsáveis pela implementação de iniciativas para a redução de resíduos. O contexto alargado de integração da perspectiva de género constitui o quadro de referência analítico e conceptual, e através dele reconhece-se a existência de algum progresso, embora limitado e isolado; conclui-se, porém, que, em última análise, a falta de uma mudança estrutural faz com que a desigualdade nas relações de género permaneça intacta, ao mesmo tempo que as condições climáticas continuam a deteriorar-se.

Palavras-chave : alterações climáticas; integração da perspectiva de género; investigação sobre a ciência dos oceanos; desenvolvimento sustentável; redução de resíduos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )