SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Até sempre, Paula: ‘In paradise, how you will enchant the angels!’ índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

MACEDO, Ana Gabriela. A arte do contador de histórias e o dever do contador de histórias: Paula Rego e Martin McDonagh, um diálogo visual e literário. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2022, n.48, pp.29-47.  Epub 20-Fev-2023. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/awgm-owob.

Paula Rego criou em 2004-05 um conjunto de composições (pastel e litografias) inspiradas na peça de Martin McDonagh The Pillowman (2003), à luz de um princípio partilhado por ambos: “o dever do(a) contador(a) de histórias é contar uma história”. Este pretensamente inocente axioma assenta no princípio da rejeição da função social do artista enquanto “legislador” da Humanidade, face à sua liberdade e ao seu direito de iludir a censura e rejeitar o autoritarismo. Daí o recurso estratégico ao grotesco, ao absurdo e à transgressão, que tanto a artista como o dramaturgo privilegiam declaradamente na sua estética.

Palavras-chave : contador(a) de histórias; absurdo; grotesco; transgressão; censura.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )