SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Itinerários de Ema - A representação do espaço narrativo duriense em Vale Abraão, romance e filme45 anos de sub-representação política feminina na Câmara Municipal de Lisboa (1976-2021) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

LENTINA, Alda Maria. Maria meu amor… Uma leitura de A Monja de Lisboa, de Agustina Bessa-Luís. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2024, n.51, pp.53-71.  Epub 30-Jan-2025. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/jmms-52xi.

É por considerar que a obra A Monja de Lisboa, de Agustina Bessa-Luís, tem um lugar seminal para a compreensão do conjunto da produção historiográfica da autora, que proponho desenvolver uma reflexão à volta do género biográfico, atentando, mais precisamente, nas implicações do acto de biografar e no seu impacto na imagem do sujeito biografado. As reflexões à volta da identidade de género trazidas pelo método metabiográfico definido por Dhúill servirão para mostrar como a autora procura questionar as “narrativas de género” oferecidas pelos textos biográficos que ela reinveste para as desconstruir e dar um novo rosto à personagem histórica, Maria da Visitação.

Palavras-chave : A Monja de Lisboa; metabiografia; narrativas de género; mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )