SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Promoção e Educação para a Saúde: um Estudo com Pacientes DiabéticosAuto-Mutilação em Meio Prisional: Avaliação das Perturbações da Personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FILHO, Nelson Silva  e  SOUZA, Lenice do Rosário de. Associação entre o Diagnóstico Adaptativo, Indicadores de Evolução Clínica e o Teste de Relações Objetais em Pacientes com Infecção pelo HIV-1, doentes ou não. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2004, vol.5, n.2, pp.195-213. ISSN 1645-0086.

Avaliados no Ambulatório Especial da Área de Doenças Tropicais, da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, 31 indivíduos com infecção pelo HIV-1. Dezesseis realizaram avaliações psicológicas em momentos distintos, sendo utilizados o Teste de Relações Objetais a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada. Verificou-se associações entre dados epidemiológicos, clínicos, laboratoriais e psicodinâmicos, considerando a história natural da doença. A infecção adquirida por consumo de drogas, implicou desenvolvimento de aids, doenças neurológicas, internações e adaptação ineficaz grave. Indivíduos com: aids, predomínio do funcionamento psicótico da mente, gravidez e/ou sexualidade precoce, impulsividade e irritabilidade apresentaram deterioração da eficácia adaptativa ao longo do tempo. Pacientes com ideação suicida e/ou adaptação ineficaz severa ou grave apresentam linha de tendência do CD4+ e CD8+ em queda e carga viral alta. A maior parte apresentou depressão crônica do tipo psicótica. Observou-se correlação positiva entre TRO e EDAO-R, TRO e CD4+, e EDAO-R e CD8+.

Palavras-chave : Aids (Doença); Eficácia adaptativa; Equilíbrio adaptativo; Infecções por HIV; Psicologia clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )