SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Associação entre o Diagnóstico Adaptativo, Indicadores de Evolução Clínica e o Teste de Relações Objetais em Pacientes com Infecção pelo HIV-1, doentes ou nãoContribuição para o Estudo da Adaptação Portuguesa das Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

DUQUE, Alexandra Freches  e  NEVES, Pedro Gante. Auto-Mutilação em Meio Prisional: Avaliação das Perturbações da Personalidade. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2004, vol.5, n.2, pp.215-227. ISSN 1645-0086.

O comportamento de auto-mutilação representa um grande impacto para a vida do paciente que se mutila, contudo não é possível encontrar um consenso entre os autores no que diz respeito às causas do comportamento de auto-mutilação. Embora com características análogas, os comportamentos de auto-mutilação em meio prisional parecem revestir-se de particularidades resultantes das características do meio em que se encontram. O presente artigo descreve os resultados obtidos no estudo comparativo entre reclusos com história de comportamento de auto-mutilação (30 sujeitos) e reclusos sem história de auto-agressão (30 sujeitos), que pretendeu avaliar a importância das perturbações da personalidade na facilitação destes comportamentos. Assim, no presente estudo foram encontradas diferenças com significado estatístico para oito das vinte e duas escalas clínicas do MCMI-II. Alertando, desta forma, para a existência de uma relação facilitadora entre a existência de Perturbações da Personalidade como "Evitante", "Esquizotípica" e "Estado Limite" e o comportamento de auto-mutilação.

Palavras-chave : Auto-mutilação; Perturbações da Personalidade; Reclusos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )