SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Metric properties of the portuguese version of the MOS Social Support Survey with a sample of aged peopleThe values and beliefs about sexuality, maternity and abortion questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

REIS, Ana Catarina; LENCASTRE, Leonor; GUERRA, Marina Prista  and  REMOR, Eduardo. Adaptação portuguesa do questionário para a avaliação da adesão ao tratamento anti-retrovírico - VIH (CEAT-VIH).. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2009, vol.10, n.2, pp.175-191. ISSN 1645-0086.

O objectivo do estudo foi a tradução, adaptação transcultural e estudo psicométrico do “Cuestionario para la Evaluación de la Adhesión al Tratamiento Antirretroviral (CEAT-VIH)” para o contexto Português. O processo de adaptação transcultural do instrumento utilizou o método de tradução-retrotradução (espanhol português espanhol), seguido de uma avaliação verbal da compreensão dos itens com um grupo de pessoas (n = 10), concluindo com um posterior estudo piloto (n = 9). Posteriormente, realizou-se o estudo psicométrico (n = 125) num hospital (Porto, Portugal). O estudo psicométrico permitiu comprovar a fidelidade do questionário (α = 0,709) e a validade de critério externo (correlação com a carga vírica, r = -0,20; p < 0,001). Também se observou uma adequada sensibilidade (70,3%) e especificidade (56,8%) do questionário para a identificação de indivíduos com carga vírica detectável. A versão adaptada para Portugal revelou-se útil, fiável e válida para a avaliação do grau de adesão à terapêutica anti-retrovírica.

Keywords : Adesão; VIH/SIDA; Terapêutica anti-retrovírica; CEAT VIH.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )