Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
MATOS, F.; MARTINS, H.; JESUS, S.N. e VISEU, J.. Prevenção da violência através da resiliência dos alunos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2015, vol.16, n.1, pp.35-43. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/15psd160105.
São cada vez mais graves e frequentes as situações de violência entre pares na escola, com implicações no sucesso escolar e no processo de desenvolvimento dos alunos. A resiliência é fundamental na superação de situações difíceis e na adaptação positiva e saudável da pessoa quando em contacto com condições adversas, pelo que pode ter um papel importante na forma como os jovens lidam com a violência na vida escolar.Com a presente investigação pretende-se analisar a influência da resiliência sobre a violência entre pares, em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade. Numa amostra de 1 361 alunos, destes níveis de ensino, aplicámos dois instrumentos validados para a população portuguesa: o IAVE (Inventário de Avaliação de Violência Escolar) (Matos, 2012; Matos, Simões, & Jesus, 2012) e o MSCR (Inventário para Avaliação da Resiliência) (Hiew, 1998, 2000; Martins, 2005; Matos, 2012; Matos, Martins, Jesus, & Hiew, 2013). Através de uma regressão linear simples, verifica-se que a resiliência influencia negativamente a violência entre pares. Se a uma maior a resiliência corresponde menos violência, a utilização de estratégias que promovam a resiliência deve ser uma prioridade nas estratégias de educação para a saúde a desenvolver nas escolas.
Palavras-chave : Estratégias de promoção de saúde; resiliência; violência entre pares.