Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
GOUVEIA, Patrícia; LEAL, Isabel; CARDOSO, Jorge e NUNES, Ana Cláudia. Contributos para a adaptação e aferição de duas medidas de suporte social. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2015, vol.16, n.3, pp.386-391. ISSN 1645-0086.
A perceção de suporte social familiar e dos amigos tem uma grande influência no desenvolvimento psicossocial saudável dos adolescentes. Desta forma, propusemo-nos adaptar e aferir para a população portuguesa as escalas de medida Perceção do Suporte Social da Família (PSS-Fam) e dos Amigos (PSS-Am) de Procidado e Heller (1983). Apresentamos os resultados obtidos a partir de uma amostra de 851 adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Os resultados estão de acordo com os obtidos por Procidano e Heller (1983) que obtiveram uma solução com apenas um fator para cada escala. Os estudos psicométricos revelam, de forma global, bons índices de fiabilidade e validade dos instrumentos. Concluímos contribuindo com duas medidas adequadas para avaliar o suporte social percebido na população adolescente.
Palavras-chave : Adaptação e Aferição de Escalas; Avaliação da Perceção do Suporte Social Familiar; Avaliação da Perceção do Suporte Social dos Amigos; Adolescente.