SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Efeito ergogênico da cafeína na performance em exercícios de média e longa duraçãoPotencial efeito preventivo e terapêutico da actividade física no síndrome do canal cárpico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

ARMADA-DA-SILVA, Paulo  e  ALVES, Francisco. Efeitos da ingestão dos aminoácidos de cadeia ramificada na fadiga central. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp.102-113. ISSN 1645-0523.

A descoberta de alterações na actividade e concentração intracefálica de alguns neurotransmissores, nomeadamente a serotonina (5-hidroxitriptamina, 5-HT), durante e após o exercício intenso de longa duração, colocou a questão da relação entre o conhecido efeito depressor destes compostos e o controlo metabólico em esforço de dominante aeróbia. A perturbação do funcionamento dos sistemas monoaminérgicos encefálicos induzida pelo exercício pode estar na base do impedimento à continuação da activação central do sistema neuromuscular em situações próximas do limite, tão habituais no atleta de fundo quando em competição. Ora, sabe-se que a taxa de síntese da 5-HT é sensível à concentração plasmática do triptofano (TRP) livre, dos aminoácidos de cadeia ramificada (AACR) e dos ácidos gordos, o que permitirá a manipulação da função serotoninérgica indirectamente através da suplementação de AACR e de hidratos de carbono. A exploração da intervenção dietética ganhou importância devido à probabilidade da suplementação em AACR induzir uma redução da taxa de passagem dos percursores da 5-HT pela barreira hemato-encefálica. É nosso objectivo neste trabalho discutir a eficácia da intervenção dietética sobre os mecanismos subjacentes ao fenómeno da fadiga central a partir da apreciação do quadro actual de conhecimentos sobre estes complexos mecanismos de regulação metabólica e neuro-humoral.

Palavras-chave : fadiga central; aminoácidos de cadeia ramificada; serotonina; central fatigue; branched-chain amino acids; serotonin.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )