SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Exercício rosca bíceps: influência do tempo de execução e da intensidade da carga na atividade eletromiográfica de músculos lombaresAnálise da assimetria nos padrões fundamentais arremessar e chutar em crianças índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

BRUZI, Alessandro et al. Efeito do número de demonstrações na aquisição de uma habilidade motora: um estudo exploratório. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp.179-187. ISSN 1645-0523.

O efeito de diferentes números de demonstrações na aquisição de habilidades motoras ainda não está claro. Isto incentivou a investigação do efeito do número de demonstrações na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. Quatorze sujeitos foram distribuídos aleatoriamente em 4 grupos: uma demonstração (D1), duas (D2), quatro (D4) e oito (D8). O experimento constou de três fases: aquisição, com 70 tentativas do arremesso "profissional", a 2,37m do alvo; teste de transferência após 3 minutos, com 10 tentativas da pegada em "V", a 3,37m; e teste de retenção da aquisição, com 10 tentativas, após 10 minutos. Na análise do padrão de movimento, pela moda, não se detectou diferença significativa intergrupos (p>0,05) e detectou-se, no índice de variabilidade do padrão de movimento (IVP), diferença intergrupos no bloco 1 do teste de retenção, sendo 4 e 8 demonstrações superiores. Os resultados mostram que todos os grupos foram semelhantes na aprendizagem da tarefa. Além disso, 4 e 8 demonstrações apresentaram uma maior flexibilidade no padrão de movimento.

Palavras-chave : aprendizagem motora; habilidade motora; número de demonstrações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )