SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Efeito do número de demonstrações na aquisição de uma habilidade motora: um estudo exploratórioA competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

SANTOS, Ilca et al. Análise da assimetria nos padrões fundamentais arremessar e chutar em crianças. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp.188-193. ISSN 1645-0523.

A assimetria de desempenho nos padrões fundamentais arremessar e chutar foi analisada em 46 crianças, de ambos os sexos, entre 6 e 7 anos de idade. As crianças executaram 3 tentativas do arremesso e do chute com cada membro. O desempenho dos membros contralaterais foi analisado qualitativamente através do protocolo de McClenaghan e Gallahue (7). As análises do número de observações dos padrões fundamentais arremesso e chute indicaram efeitos de assimetria nos estágios inicial, elementar e maduro. Os resultados foram discutidos em termos de uma necessidade de desenvolvimento bilateral dos padrões fundamentais na infância.

Palavras-chave : padrões motores fundamentais; assimetria; arremesso; chute.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )