SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Análise da assimetria nos padrões fundamentais arremessar e chutar em criançasAs associações desportivas em Porto Alegre, Brasil: espaço de representação da identidade cultural teuto-brasileira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

HENRIQUE, José  e  JANUARIO, Carlos. A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física?. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp.194-204. ISSN 1645-0523.

A auto-percepção de competência influencia o interesse e a persistência do aluno na concretização da aprendizagem. O objectivo deste estudo analisa a relação entre o desempenho dos alunos, as expectativas dos professores e a competência percebida pelos alunos. O estudo é descritivo e a amostra é constituída por 10 professores e 186 alunos da 6ª à 8ª série do ensino fundamental brasileiro. O desempenho dos alunos foi medido através de testes, e a percepção pessoal do aluno e as expectativas do professor foram obtidas através da técnica de auto-relato. As estatísticas descritiva e inferencial permitiram a análise da congruência entre as variáveis em estudo. A competência percebida pelos alunos tem forte associação positiva, tanto com o seu desempenho, como com as expectativas do professor. Há uma expressiva correspondência entre as expectativas dos professores e o desempenho dos alunos. Os resultados demonstram a necessidade de aprofundar o estudo das expectativas do professor e os seus efeitos sobre o comportamento de ensino e a representação de competência formulada pelos alunos.

Palavras-chave : auto-percepção de competência; educação física escolar; pensamento do aluno; expectativas do professor; ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )