SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A competência percebida pelos alunos, as expectativas do professor e o desempenho académico: como se relacionam na disciplina de educação física?Glicocorticóides e síndrome metabólica: aspectos favoráveis do exercício físico nesta patofisiologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

MAZO, Janice  e  GAYA, Adroaldo. As associações desportivas em Porto Alegre, Brasil: espaço de representação da identidade cultural teuto-brasileira. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp.205-213. ISSN 1645-0523.

As primeiras associações desportivas foram fundadas em Porto Alegre pelos teuto-brasileiros (imigrantes alemães e seus descendentes) na segunda metade do século XIX. Alguns estudos sugerem que as associações em geral se constituíram enquanto espaço de representação da identidade cultural teuto-brasileira. O objetivo deste estudo é investigar se as associações desportivas também se constituíram enquanto espaço de representação da identidade cultural dos teuto-brasileiros. Com base na análise de fontes documentais impressas e fontes orais, buscou-se identificar as possíveis representações que expressavam esta identidade cultural. Constatou-se que as associações desportivas se constituíram em espaço de representação da identidade cultural teuto-brasileira, através da manutenção do idioma alemão nos documentos e na comunicação oral, na adoção de símbolos e exaltação dos heróis alemães, e de incentivos à prática desportiva em busca de disciplina e saúde corporal.

Palavras-chave : associações desportivas; identidade cultural; teuto-brasileiros; representações; Porto Alegre; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )