SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Glicocorticóides e síndrome metabólica: aspectos favoráveis do exercício físico nesta patofisiologiaNão se deve identificar força explosiva com potência muscular, ainda que existam algumas relações entre ambas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

SILVA, Adelino S. R.; SANTHIAGO, Vanessa  e  GOBATTO, Cláudio A.. Compreendendo o overtraining no desporto: da definição ao tratamento. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp.229-238. ISSN 1645-0523.

No desporto de alto nível o desenvolvimento de um programa de treinamento físico tem como principal objetivo a maximização da performance. Contudo, caso não ocorra uma periodização do treinamento adequada, os atletas podem desenvolver o fenômeno denominado overtraining ou sobretreino. O overtraining pode ser definido como um distúrbio neuroendócrino, que ocorre no eixo hipotálamo-hipófise, resultado do desequilíbrio entre a demanda do exercício e a capacidade de resposta do organismo. O objetivo do presente estudo de revisão é apresentar fatores inerentes ao overtraining, para que a comunidade científica aprofunde o conhecimento sobre este problema do treinamento e auxilie os profissionais do desporto e atletas a evitá-lo.

Palavras-chave : desporto; treinamento; overtraining.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )