SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A Fronteira Moçambique-Zimbabué e os ndau: Práticas e representações transfronteiriças no distrito moçambicano de Mossurize (de 1975 à actualidade)Tem tudo a ver com sexo: O que os homens zimbabueanos sabem do alongamento dos pequenos lábios vaginais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

BACH, Jean-Nicolas. EPRDF’s nation-building: Tinkering with convictions and pragmatism. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2014, n.27, pp.103-126. ISSN 1645-3794.

A guerra Etiópia-Eritreia (1998-2000) é frequentemente considerada um ponto de viragem no discurso nacionalista da Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope (EPRDF) e a principal causa da reativação de um forte nacionalismo pan-etíope (considerado aqui como sinónimo de etiopianidade), após a introdução do “federalismo étnico” em 1995. Este artigo argumenta que o nacionalismo pan-etíope e “étnico” coexistiram no nacionalismo da TPLF-EPRDF antes da guerra de 1998-2000. Como ferramenta política e pragmática para conquistar e manter o poder, o nacionalismo “multifacetado” da EPRDF foi adaptado e ajustado às novas circunstâncias. Isso explica a fácil reativação e reinvenção do pan-etiopianismo a partir de 1998. Neste processo, as eleições gerais de 2005 e o surgimento de grupos de oposição que defendem um nacionalismo pan-etíope também representaram uma importante influência no ajuste nacionalista da EPRDF.

Palavras-chave : Etiópia; Frente de Libertação do Povo do Tigré (TPLF); Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope (EPRDF); etiopianidade; oposição.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons