SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Hip-hop em Angola: O rap de intervenção social índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

EFFANTIN-TOUYER, Rachel  e  FREIRE, Francisco. Os “guerreiros” Taghridjant do delta do rio Senegal: Identidade e políticas de conservação da natureza no Parque Nacional de Diawling (Mauritânia). Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2016, n.31, pp.17-40. ISSN 1645-3794.

Este artigo aborda o atual reposicionamento identitário e estatutário dos Taghridjant, uma qabîla (“tribo”) que as instituições ligadas à conservação da natureza, associadas ao Parque Nacional de Diawling (PND, sudoeste da Mauritânia), veem como representante emblemática do savoir-faire local do delta do rio Senegal, vinculando-a em particular a atividades piscatórias e de recolha e tratamento de produtos de origem vegetal. Estas atividades constituem um importante indicador da recuperação de um estuário que se encontrava profundamente degradado após a construção da barragem de Diama. A partir da observação das práticas e da memória coletiva dos Taghridjant, bem como gestores do meio ambiente, interrogamos o impacto dessas atividades, assim como o seu papel na redefinição estatutária dos Taghridjant, hoje reconhecidos como “pescadores”, o que abertamente questiona o papel tradicionalmente atribuído a uma qabîla de estatuto “guerreiro”.

Palavras-chave : Taghridjant; rio Senegal; Parc National du Diawling; mauritano; pesca tradicional; conservação.

        · resumo em Francês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons