SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4Governança corporativa no Brasil Níveis de governança e rendimentos anormaisCompreensões e motivos de disseminação do marketing viralde jovens internautas do Médio Vale do Itajaí - Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

CARDOSO, António; CAIRRAO, Álvaro  e  MEIRINHOS, Galvão. Estudo sobre a escala de sensibilidade das crianças às técnicas promocionais ao contexto português. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2010, vol.9, n.4, pp.38-52. ISSN 1645-4464.

Este estudo tem por objectivo traduzir, adaptar e validar a escala de sensibilidade às técnicas promocionais da autoria de Muratore (1999b) . As quatro técnicas promocionais em estudo foram: a sensibilidade às ofertas/brindes (prémios imediatos), a sensibilidade aos jogos/concursos, a sensibilidade à «oferta de mais produto» e a sensibilidade à redução de preço. O questionário foi traduzido e aplicado junto de uma amostra de 468 crianças portuguesas dos 6 aos 12 anos residentes no distrito do Porto. A escala apresenta uma boa consistência interna ( a = 0,952) e a composição factorial (ACP) revelou a existência de quatro factores que explicam 67,6% da variância total. Todavia, o estudo não replicou a estrutura do instrumento original de Muratore, mostrando que as crianças não discriminam as quatro técnicas promocionais.

Palavras-chave : Crianças; Sensibilidade às Promoções; Validação da Escala.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons