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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

ULER, Carla; GOMES, Giancarlo  e  RAUSCH, Rita Buzzi. Compreensões e motivos de disseminação do marketing viralde jovens internautas do Médio Vale do Itajaí - Santa Catarina. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2010, vol.9, n.4, pp.53-63. ISSN 1645-4464.

O estudo teve por objetivo identificar as compreensões e os motivos que levam a disseminação do marketing viral de jovens internautas do Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa classifica-se como quantitativa. Quanto aos objetivos é exploratória, e também quanto aos procedimentos de levantamento ou survey. Os dados foram coletados por meio de questionário. Os sujeitos foram 52 jovens com idade entre 17 e 30 anos, que utilizam a Internet e que residem no Médio Vale do Itajaí. Conclui-se que a grande maioria desconhece a estratégia viral, mas parte significativa dos pesquisados assumiu repassar mensagens a outras pessoas. O s resultados da pesquisa evidenciaram também que as mulheres são mais predispostas do que os homens a encaminhar as mensagens. Contudo, é oportuno salientar que o conteúdo dos e-mails é fundamental e as mensagens devem levar em conta os interesses e necessidades das mulheres. No que se refere às narrativas que são bem sucedidas ao público pesquisado, conclui-se que a mensagem viral deve passar uma linguagem familiar ao internauta. Os pesquisados estão mais interessados no que a mensagem transmite a eles. Se eles gostarem vão retransmitir, caso contrário, não. A mensagem precisa ter apelos que incentivam a disseminação. O humor é a narrativa que obtêm mais sucesso entre os jovens internautas.

Palavras-chave : Word-of-Mouth; Marketing Viral; E-mail.

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