SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Fatores intraescolares associados ao abandono escolar no Chile: um estudo de casoSer professor hoje: O que pensam os professores das suas competências índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

BALCA, Ângela  e  FONSECA, Maria Adelina. Os docentes e a biblioteca escolar: uma relação necessária. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.20, pp.65-80. ISSN 1645-7250.

Numa sociedade caracterizada por um crescimento ilimitado de informação, possibilitada pelas modernas tecnologias, há que necessariamente repensar o papel das Bibliotecas Escolares. O presente estudo, descritivo com levantamento de dados, aborda a temática das relações entre a Biblioteca Escolar e os Docentes de uma Escola Secundária com 3.º Ciclo. Os objectivos do estudo eram averiguar as formas de apropriação da utilização, por parte dos docentes, da Biblioteca Escolar; apurar outras possibilidades de integração / articulação da Biblioteca Escolar no desenvolvimento do currículo e das suas práticas; e saber qual a posição dos professores sobre indicadores que o Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares propõe no âmbito da articulação curricular da Biblioteca Escolar com as estruturas pedagógicas e os docentes. Com o desenvolvimento do estudo verificou-se que os professores consideram que utilizam a biblioteca de uma forma mais participada, diversificada e frequente do que realmente acontece. Quanto à  aplicação do Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares, existe um quadro favorável à  sua aplicação na Escola em estudo.

Palavras-chave : docentes; biblioteca escolar; relação; desenvolvimento curricular; auto-avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )