SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Evolução do Desenho Técnico e a divisão do trabalho industrial: entre o centro e a periferia mundialO papel da Educação em Português na promoção e difusão da língua: um estudo com um grupo de estagiárias índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

OLIVEIRA, Marilda Oliveira. Diário de aula como instrumento metodológico da prática educativa. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.27, pp.111-126. ISSN 1645-7250.

Este texto apresenta uma reflexão sobre a produção do diário de aula (Zabalza, 2004) como instrumento metodológico da prática educativa no estágio curricular supervisionado em artes visuais. A partir da problemática de pesquisa - qual a importância e o lugar do diário de aula para os estagiários?, intenciona-se explicar em que consiste este instrumento (visual e textual) e a forma como foi utilizado no curso de licenciatura em artes visuais. A metodologia de cunho qualitativo amparou-se na abordagem de pesquisa narrativo-biográfica. A partir da delimitação terminológica de Pujadas (1992), os diários de aula como material de pesquisa são qualquer tipo de registro elaborado pelo professor durante o desenvolvimento do seu trabalho (cartas, caderno de notas, diários, fotografias, vídeos, filmes, entre outros). Acompanhamos os diários da prática pedagógica de seis professores em formação inicial durante o primeiro e o segundo semestres de 2011, referentes ao estágio três e quatro do curso de licenciatura. A partir do material analisado foi possível perceber os modos de ver do professor em formação, o percurso da docência e a forma que este profissional escolhe para dar conta do seu processo formativo. A produção do diário da prática pedagógica foi considerada de grande relevância para o processo formativo docente, sendo que o lugar ocupado pelo mesmo ultrapassou o espaço acadêmico em inúmeras ocasiões.

Palavras-chave : diário de aula; prática educativa; artes visuais.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )