SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número82Marco zero: As origens da guerra cibernética orquestrada pelos Estados Unidos para atingir a República Islâmica do Irã (2007-2010)Consciência situacional como ferramenta estratégica da defesa cibernética índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

BELINOTTE, Mariana Grilli; GOLDONI, Luiz Rogério Franco; DEVANNY, Joe  e  COELHO, Carlos Frederico. Ordem e progresso? Analisando as respostas brasileiras aos cibercrimes. Relações Internacionais [online]. 2024, n.82, pp.93-107.  Epub 30-Jul-2024. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2024.82a07.

A ameaça cibernética tornou-se questão cada vez mais proeminente nos últimos anos. Embora global, o problema afeta alguns países mais do que outros. Este é o caso do Brasil, que se tornou um ponto focal para ataques cibernéticos. O principal objetivo do artigo é analisar as reações do Estado brasileiro a cibercrimes de alto perfil. O artigo fornece uma visão contextual de como incidentes significativos moldaram a resposta legislativa do Brasil ao cibercrime, principalmente na Lei Geral de Proteção de Dados e na Lei Carolina Dieckmann. Contribui para uma agenda de pesquisa focada em analisar como e por que algumas atividades são criminalizadas, enquanto outras não o são, ajudando também a compreender as prioridades e percepções de diferentes Estados.

Palavras-chave : cibersegurança; cibercrime; Lei Geral de Proteção de Dados; Lei Carolina Dieckmann; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )