Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Similares em SciELO
Compartilhar
Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos
versão impressa ISSN 1645-9911
Resumo
DIAS, Nuno Fernando de Carvalho e MELAO, Nuno Filipe Rosa. Avaliação e Qualidade: Dois Conceitos Indissociáveis na Gestão Escolar. Tékhne [online]. 2009, n.12, pp.193-214. ISSN 1645-9911.
As escolas em Portugal encontram-se sob o olhar atento da sociedade devido à crescente importância da sua avaliação como base de trabalho para a tão desejada autonomia. Todavia, a avaliação conduzida pelas próprias escolas (isto é, auto-avaliação) só agora começa a dar os primeiros passos. Este artigo discute a temática da avaliação de escolas com o objectivo de fornecer um recurso útil aos órgãos de gestão e professores que necessitam de avaliar as suas escolas. Os fundamentos da avaliação de escolas são revisitados e os conceitos de qualidade na educação são introduzidos, seguidos de uma discussão de como o Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management pode ser adaptado com sucesso à auto-avaliação das escolas. O argumento principal é que a avaliação é uma condição necessária para a melhoria da qualidade das escolas. Também de defende que este Modelo pode desempenhar um papel importante na concepção de instrumentos de auto-avaliação as escolas.
Palavras-chave : Avaliação de Escolas; Prestação de contas; Auto-avaliação; Qualidade; Modelo de Excelência da EFQM.