Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700
Resumo
RODRIGUES, Vanessa Rocha et al. O papel do ácido hialurónico no tratamento não cirúrgico da periodontite crónica - Revisão sistemática. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2020, vol.61, n.2, pp.57-63. Epub 30-Jun-2020. ISSN 1646-2890. https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.09.703.
Objetivos:
O objetivo desta revisão foi realizar uma análise sistemática que avalie os efeitos clínicos e microbiológicos do uso local subgengival de HA 0,8% ou 0,2% como adjuvante ao alisamento radicular em pacientes com periodontite crónica.
Métodos:
Foi realizada uma pesquisa eletrónica nas seguintes bases de dados: PubMed, Lilacs e Chocrane sem restrições de tempo ou idioma, até 9 de Maio de 2018. Foram utilizadas as seguintes palavra-chave (“ácido hialurónico”; “periodontite”; “tratamento da periodontite”; “alisamento radicular”). Os seguintes parâmetros clínicos foram avaliados, nível de inserção clínica, profundidade de sondagem, hemorragia à sondagem, índice de placa e índice gengival. A revisão foi registrada com o número de identificação CRD42019131541, no PROSPERO International Prospective Register of Sistemmatic Reviews, hospedado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde, Universidade de York, Centro de Revisões e Disseminação.
Resultados:
A combinação da aplicação ácido hialurónico com o alisamento radicular, apresenta resultados clínicos mais satisfatórios, quando comparados com o alisamento radicular isolado.
Conclusões:
Pode-se concluir que o ácido hialurónico é um adjuvante químico a considerar na terapia periodontal.
Palavras-chave : Ácido hialurónico; Periodontite; Alisamento; Tratamento da periodontite.