Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700
Resumo
REIS, Júlia Vianna Néri Andrade et al. Diagnostico precoce na displasia cementaria periapical: relato de caso com 7 anos de acompanhamento. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2020, vol.61, n.2, pp.79-85. Epub 30-Jun-2020. ISSN 1646-2890. https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.09.706.
A displasia cementária periapical é um distúrbio de formação e remodelação do tecido ósseo que durante o seu desenvolvimento sofreu alteração na diferenciação celular, resultando num tecido malformado. Apresenta-se predominantemente em pessoas do gênero feminino, etnia negra e na faixa etária dos 40 anos. Pode ser confundida com as lesões periapicais inflamatórias de origem endodôntica devido à semelhança de suas características radiográficas.
A displasia cementária periapical geralmente é identificada por meio de exames radiográficos de rotina, pois tende a não apresentar sinais e sintomas clínicos. O diagnóstico precoce torna-se relevante para o planeamento terapêutico dessa patologia, que na maioria dos casos é conservador e se traduz no acompanhamento clínico e radiográfico. O objetivo deste estudo foi apresentar um caso de displasia cementária periapical, diagnosticado precocemente na fase inicial, com acompanhamento de sete anos, com foco nos métodos diagnósticos e tratamento disponíveis.
Palavras-chave : Cementoma; Diagnóstico bucal; Neoplasias mandibulares.