SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Adesão de brackets ortodônticos a polimetilmetacrilato: Efeito do tratamento de superfície e do sistema adesivo Palavras-chave:Líquen Plano e abordagem terapêutica: um estudo retrospetivo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

GODINHO, Joana; GOMES, Patrícia  e  JARDIM, Luís. Correlação entre atratividade da face a sorrir e dos seus componentes, em homens e mulheres. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.1, pp.23-28.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.03.828.

Objetivos:

A estética é o principal motivo para procurar tratamento ortodôntico, o que demonstra a importância da atratividade do sorriso nas relações humanas. O objetivo deste estudo foi quantificar a contribuição do sorriso e de outros componentes da face para a atratividade facial.

Métodos:

Antes do tratamento ortodôntico, a atratividade de 60 indivíduos (30 homens, 30 mulheres) foi avaliada por oito leigos usando uma Escala Visual Analógica. Foram realizadas correlações de Pearson e stepwise, entre a atratividade da face a sorrir e a atratividade dos componentes faciais: o sorriso, os dois terços superiores e o terço inferior da face.

Resultados:

Para toda a amostra, foram encontradas correlações fortes a moderadas entre a atratividade facial e o sorriso (r = 0,71), o terço inferior (r = 0,70) e os dois terços superiores da face (r = 0,42). Quando divididos por género, os valores de correlação dos componentes faciais eram moderados e semelhantes entre si, para os homens. Para as mulheres, a face mostrou fortes correlações com o sorriso (r = 0,83) e a atratividade do terço inferior (r = 0,75).

Conclusões:

Em geral, foram encontradas correlações entre a atratividade da face a sorrir e os componentes. Para os homens, o terço inferior da face foi responsável por 66% da variação

da atratividade facial. No caso das mulheres, 83% da variação da atratividade facial pode ser atribuída ao sorriso, aumentando o valor para 86% quando os dois terços superiores são adicionados.

Palavras-chave : Atratividade; Estética facial; Componentes da face; Leigos; Sorriso.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )