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RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

REINALDO, Francisco et al. Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos Focais. RISTI [online]. 2016, n.19, pp.77-92. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.19.77-92.

Este artigo discute o uso dos smartphones nas escolas e na universidade. Respeitando a Declaração de Helsinki, professores das cinco escolas do ensino médio e de uma escola de ensino superior (grupos focais) localizadas no estado de Minas Gerais, Brasil, foram entrevistados para apresentar os benefícios, limitações e resistências relativos à ampla utilização do smartphone como ferramenta da construção do saber pelo aluno em sala de aula. Referências literárias relacionadas com ensino e informática deram suporte às opiniões dos professores que foram entrevistados. Os resultados obtidos elucidam os relatórios da UNESCO, que correlacionam positivamente os anseios e medos dos professores ao lidar com este tipo de tecnologia que está em evolução numa constante curva logarítmica ascendente. Também se discutem as novas contribuições para diminuir a evasão dos alunos, conservando a integridade da visão do professor e a peculiaridade dos estudantes em sala de aula.

Palavras-chave : Ensino; Tecnologia móvel; Smartphone.

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