SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Estudo Comparativo de Abordagens para Sistemas de Recomendação baseados em Personalidade com uso do serviço IBM Watson Personality InsightsGarantia de Privacidade Versus Utilidade dos Dados em Anonimização: um estudo no ensino superior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

CERDEIRA, João H. da Luz  e  FERNANDES, Adriana. Estudo da imagem da região turística de Lisboa. RISTI [online]. 2020, n.40, pp.89-111.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.40.89-111.

A indústria turística mundial registou um crescimento anual constante e encontrava-se em franca expansão até março de 2020, quando foi fortemente afetada pela pandemia Covid-19. Acredita-se que para a reinvenção e reforma do setor se terá de investir fortemente na criação e gestão da perceção dos turistas sobre a imagem dos destinos turísticos. Tendo em vista este contexto, o presente estudo objetiva analisar a imagem da região de Lisboa através da utilização de User Generated Content (UGC). A metodologia utilizada tem como base de análise três componentes de interações do turista com o destino: imagem Designativa, Estimativa e Prescritiva. Foram utilizados 51 mil reviews do ano de 2019, em inglês, contendo opinião de turistas de 131 nacionalidades sobre a região turística de Lisboa. Os resultados revelam que Lisboa tem uma imagem caracterizada por reviews positivos e oferecem novos conhecimentos sobre a gestão da imagem do destino.

Palavras-chave : User Generated Content; Tourism Destination Image; Smart Tourism; Lisboa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )