SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46El Podcast: un recurso virtual para el aprendizaje autónomo en estudiantes universitarios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

FREITAS JUNIOR, Olival de Gusmão; CARVALHO, Victor Diogho Heuer de; BARROS, Petrucio Antonio Medeiros  e  BRAGA, Marcus de Melo. Uma Experiência com Business Intelligence para apoiar a Gestão Acadêmica em uma Universidade Federal Brasileira. RISTI [online]. 2022, n.46, pp.5-20.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.46.5-20.

No cenário atual em que as organizações devem reagir mais rapidamente às mudanças nos seus ambientes externo e interno, as informações tornam-se cada vez mais necessárias à gestão efetiva dos negócios. Neste contexto, encontram-se as Universidade Federais Brasileiras procurando atender às demandas sociais, fazendo uso de técnicas e ferramentas de Business Intelligence (BI) que podem fornecer suporte às decisões estratégicas institucionais. Particularmente, o interesse por sistemas de apoio à decisão utilizando BI na gestão acadêmica vem crescendo. Este trabalho apresenta um estudo sobre a experiência da aplicação de uma solução de BI para a gestão acadêmica da Universidade Federal de Alagoas. Verificou-se a viabilidade do uso de BI como instrumento importante no auxílio aos gestores universitários no processo de visualização e entendimento das informações existentes sobre o fenômeno específico da evasão estudantil, para posterior construção de medidas visando combater este fenômeno.

Palavras-chave : Gestão acadêmica; Universidades Federais Brasileiras; Business Intelligence; Tomada de decisão; Evasão estudantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )