SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Processo de luto dos familiares de idosos que se suicidaramSaberes e fazeres que integram o ensino de enfermagem psiquiátrica na perspectiva de enfermeiros docentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

RODRIGUES, Rogério Manuel Clemente; LOUREIRO, Luís Manuel de Jesus; CRESPO, Sandrina Sofia da Silva  e  SILVA, Cristiana Filipa Ribeiro da. Os muito idosos: Avaliação da funcionalidade na área de saúde mental. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2014, n.12, pp.25-33. ISSN 1647-2160.

CONTEXTO: A abordagem da saúde mental no contexto do envelhecimento é complexa, pois a sua manutenção resulta de fatores socioeconómicos, habilitações literárias, género, idade e saúde física. É essencial reconhecer a sua importância para a qualidade de vida do idoso e integrar este aspeto na avaliação geriátrica. OBJETIVO: Avaliar a capacidade funcional na área de saúde mental dos indivíduos com idade ≥75 anos do concelho de Coimbra. METODOLOGIA: Estudo quantitativo e descritivo, com uma amostra aleatória estratificada por sexo, ano de nascimento e área de residência, de 1153 indivíduos com idade ≥75 anos. O instrumento de recolha de dados foi o Questionário de Avaliação Funcional Multidimensional para Idosos. RESULTADOS: Verifica-se que os homens do grupo etário 75-84 anos apresentam melhores resultados no Short Portable Mental Status Questionnaire e no Short Psychiatric Evaluation Schedule. As mulheres e os indivíduos com idade ≥85 anos referiram pior autoavaliação e maior perceção de agravamento do seu estado mental. CONCLUSÃO: Na área de saúde mental destaca-se que as mulheres e os indivíduos mais idosos (≥85 anos) apresentam, tendencialmente, piores classificações. Face aos resultados descritos torna-se evidente a necessidade de uma avaliação multidimensional da pessoa idosa, englobando também a área da saúde mental, e a integração de serviços de saúde mental no âmbito dos cuidados de saúde primários.

Palavras-chave : Envelhecimento; Saúde mental; Avaliação geriátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )