SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Resiliência dos enfermeiros no cuidado ao doente crítico COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

NARIGAO, Miguel et al. Os contributos da Enfermagem para a reforma da saúde mental em Portugal. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2024, n.31, pp.3-11.  Epub 30-Jun-2024. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.376.

A transformação dos cuidados de saúde mental em Portugal, nos anos recentes tem sido determinante para uma maior humanização, melhor organização e proximidade. Com um foco predominantemente comunitário, os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica têm um importante papel na sua implementação, pelo seu conhecimento e prática, incluídos em equipas interdisciplinares, dando contributos através de intervenções conjuntas e autónomas, ao longo do ciclo vital, através da promoção da saúde mental, interpretação do sofrimento mental e acompanhamento na doença mental, em contextos comunitários e hospitalares.

Palavras-chave : Enfermagem de saúde mental; Política de saúde; Saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )