Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Citado por SciELO
Accesos
Links relacionados
Similares en
SciELO
Compartir
Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
versión impresa ISSN 1647-2160
Resumen
ALVES, Patricia; SEQUEIRA, Carlos; NENE, Manuela y RIBEIRO, Isilda. Enfermagem de Saúde Mental Perinatal: Construção de um Programa de Aconselhamento. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2024, n.31, pp.53-62. Epub 30-Jun-2024. ISSN 1647-2160. https://doi.org/10.19131/rpesm.380.
Contexto:
O Aconselhamento em Enfermagem é uma Intervenção que reúne um conjunto de conteúdos próprios e uma determinada estrutura, tendo em conta o conhecimento científico. O Enfermeiro Especialista Enfermagem Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP) presta cuidados de apoio e suporte, permitindo a capacitação das grávidas para lidar com as mudanças emocionais associadas à gravidez.
Objetivo:
Criar programa de aconselhamento em enfermagem de saúde mental perinatal.
Metodologia:
Estudo qualitativo, exploratório e descritivo através da scoping review e Focus Group.
Resultados:
Programa implementado nos cuidados de saúde primários, a iniciar-se a partir das 20 semanas de gravidez. Realizadas sessões individuais presenciais e ou formato híbrido (inicial, final e follow-up) e por sessões de aconselhamento em grupo (máximo oito a 10 participantes) em que foram abordadas as temáticas: Promoção da Saúde Mental Perinatal; Estratégias para o bem-estar; Lidar com o pós-parto.
Conclusões:
O Programa demostrou a importância da Enfermagem de Saúde Mental Perinatal na promoção da saúde da mulher e o contributo do EEESMP na capacitação, na mudança de comportamento e na literacia neste período tão específico do ciclo vital.
Palabras clave : Saúde mental perinatal; Aconselhamento; Enfermagem; Programa.












