SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Do tempo da produção aos tempos da educação. Para uma análise da subjugação do educativo ao imediato e ao utilitárioPequenos leitores e grandes desafios no ensino fundamental i: contribuições teóricas para uma prática ressignificada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

SA, Iranita Maria de Almeida et al. A literacia em contexto de guerra. A elaboração de uma carta como atividade de escrita transformadora no Ensino Básico. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.55-74.  Epub 28-Set-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.334.

O artigo descreve e analisa uma prática de literacia autêntica realizada com estudantes do 6.º ano do Ensino Básico, numa escola urbana portuguesa, com um propósito de compromisso cívico democraticamente participativo. A atividade, decorrente de uma decisão tomada pelos estudantes, consistiu na redação de uma carta, endereçada a cidadãos da Ucrânia, seguindo os procedimentos do ciclo de escrita, acompanhada de um desenho. A carta teve como objetivo acompanhar os bens de primeira necessidade doados a cidadãos da Ucrânia, em contexto de guerra, e partilhar uma mensagem positiva. O desenho funcionou como reforço e visou assegurar a receção e compreensão da mensagem escrita.

Os produtos alcançados possibilitaram, aos estudantes, perceber a relevância da literacia enquanto prática transformadora e, simultaneamente, desenvolver competências sociais e de participação democrática.

Palavras-chave : literacia; aprendizagem; escrita; participação democrática.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )