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Da Investigação às Práticas
versão On-line ISSN 2182-1372
Resumo
SA, Iranita Maria de Almeida et al. A literacia em contexto de guerra. A elaboração de uma carta como atividade de escrita transformadora no Ensino Básico. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.55-74. Epub 28-Set-2022. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.334.
O artigo descreve e analisa uma prática de literacia autêntica realizada com estudantes do 6.º ano do Ensino Básico, numa escola urbana portuguesa, com um propósito de compromisso cívico democraticamente participativo. A atividade, decorrente de uma decisão tomada pelos estudantes, consistiu na redação de uma carta, endereçada a cidadãos da Ucrânia, seguindo os procedimentos do ciclo de escrita, acompanhada de um desenho. A carta teve como objetivo acompanhar os bens de primeira necessidade doados a cidadãos da Ucrânia, em contexto de guerra, e partilhar uma mensagem positiva. O desenho funcionou como reforço e visou assegurar a receção e compreensão da mensagem escrita.
Os produtos alcançados possibilitaram, aos estudantes, perceber a relevância da literacia enquanto prática transformadora e, simultaneamente, desenvolver competências sociais e de participação democrática.
Palavras-chave : literacia; aprendizagem; escrita; participação democrática.