SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número132Repensando práticas de pluralismo jurídico na América Latina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Crítica de Ciências Sociais

versión On-line ISSN 2182-7435

Resumen

QUARTILHO, Manuel João; BECKER, Joana Proença  y  CARONA, Carlos. Democracia, humanidades e educação cívica. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2023, n.132, pp.3-26.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.15064.

Aceite a “crise permanente” das humanidades, são feitas considerações sobre as fraturas sociais e políticas nas sociedades ocidentais do pós-guerra. A crise da democracia e as redes sociais online são associadas a um prejuízo do bem comum, a um “caos” condicionado pela ausência de controlo sobre os fluxos informativos e pelos mecanismos de persuasão numa sociedade aberta. Neste contexto, é sugerida a utilidade potencial das humanidades e da educação liberal no aperfeiçoamento da democracia. É ainda sugerido que as humanidades médicas têm um papel na construção de um profissional de saúde eticamente vigilante, resiliente e interventivo. Finalmente, são expostas referências críticas à ideologia meritocrática da sociedade neoliberal, com reflexos negativos nos processos de quantificação e avaliação anónima na academia, bem como no estado de saúde dos seus profissionais.

Palabras clave : democracia; educação liberal; mecanismo de persuasão; meritocracia; sociedades ocidentais.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )