SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Analysis of the influence of cultural distance on the intention to visit Spain as a tourist destination índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

PINTO, Ivete  e  CASTRO, Conceição. Online travel agencies: fatores que influenciam a decisão de compra turística. TMStudies [online]. 2019, vol.15, n.2, pp.7-20. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2019.150201.

O presente estudo tem por objetivo analisar o comportamento de compra de alojamento turístico através das agências de viagens online (OTAs) (Booking.com e Expedia.com), identificar o fator que exerce maior influência na decisão de compra, e aferir se o grau de importância dado aos fatores se altera com as características sociodemográficas e económicas ou características das viagens. Conclui-se que a preferência pelas reservas nas OTA resulta da facilidade de navegação e melhores preços. O fator mais importante na compra de alojamento através das OTA é o preço, embora o processo de compra seja complexo, e as online reviews, promoções e imagens sejam também relevantes. O grau de importância atribuído ao preço é diferente conforme a idade, rendimento e país de residência, enquanto as reviews online são importantes independentemente do perfil dos turistas, com exceção da idade. A análise de clusters permitiu agrupar os turistas com características semelhantes em três grupos distintos conforme a importância atribuída ao preço, online reviews, promoções e fotografias.

Palavras-chave : E-commerce; compras online; online travel agencies; Booking.com; Expedia.com; comportamento do consumidor turístico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons