SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Perceção dos turistas sobre a melhoria da qualidade da praia na época baixa: uma abordagem por segmentação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

PONTE, João et al. Planeamento turístico nos Açores e feedback dos visitantes. TMStudies [online]. 2021, vol.17, n.2, pp.7-15.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2021.170201.

O planeamento turístico é cada vez mais um processo fundamental para a qualificação e aumento de competitividade dos destinos turísticos, principalmente quando há que ter em conta as novas necessidades dos turistas e a tendência global de atender aos princípios do turismo sustentável. Este estudo pretende analisar as melhorias que, na opinião dos visitantes, devem ser implementadas em Ponta Delgada, o maior polo dinamizador da atividade turística dos Açores, contribuindo, assim, para a organização territorial e para a valorização das experiências turísticas. Foram analisadas as respostas de 400 questionários administrados a turistas que visitaram este concelho, utilizando diversos métodos estatísticos, de onde se destacam o teste de independência do qui- quadrado e alguns algoritmos de Análise Classificatória Hierárquica Ascendente. As principais conclusões referem-se à existência de associações estatisticamente significativas entre o meio de transporte utilizado para viajar e as perceções acerca de alguns aspetos que podem ser melhorados.

Palavras-chave : planeamento turístico; questionários; experiências turísticas; competitividade turística.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )