SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Explorando as Relações Teóricas para Aplicar a Pesquisa e Inovação Responsáveis por meio da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: Uma Revisão Sistemática de Literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

AMARAL, Pascoal et al. Integração da Educação Socioemocional no Ensino Português: Opinião e Perceção dos Agentes Educativos. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.2, pp.7-29.  Epub 01-Set-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.33528.

Este estudo tem como objetivo analisar a opinião e perceção dos agentes educativos portugueses sobre a integração da educação socioemocional na escola portuguesa. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a agentes educativos de diferentes níveis do ensino, áreas científicas e regiões de Portugal. Embora a investigação mais recente indique que a educação socioemocional contribui para o sucesso académico, para uma melhor preparação para os desafios da vida, para a proteção da saúde e para criação de ambientes de aprendizagem positivos, em Portugal, a educação socioemocional continua a ser negligenciada. Segundo os participantes no estudo, para a integração da educação socioemocional é necessário alterar os currículos, universalizar e investir no desenvolvimento do conhecimento e nível socioemocional dos docentes, aumentar o suporte social na escola, alterar a organização escolar e transformar o ambiente de discussão e decisão das políticas de educação.

Palavras-chave : ESCOLA; POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL; COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS; DESENVOLVIMENTO ESCOLAR..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )