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Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
SOUZA, Vanessa Maria de e VERASZTO, Estéfano Vizconde. Explorando as Relações Teóricas para Aplicar a Pesquisa e Inovação Responsáveis por meio da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.2, pp.30-54. Epub 01-Set-2024. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.33351.
A União Europeia lançou, em 2011, a abordagem da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI - Responsible Research and Innovation) para desenvolver a pesquisa e inovação, considerando diferentes atores sociais, fomentando uma participação responsável em relação a problemas cada vez mais complexos da sociedade. Essa abordagem é desenvolvida por diversos segmentos, como saúde, indústria e educação. Embora seja aplicada na Educação, não há uma metodologia definida. Diante disso, esse artigo traz resultados de um levantamento na literatura, que englobou oito bases de dados para procurar relações na aplicação da RRI, por meio da metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) de Gérard Fourez (1997). Os resultados destas pesquisas propõem um ensino de Ciências que atenda as necessidades da comunidade, instigando os alunos a se envolverem de forma crítica, na sociedade, almejando soluções para questões relacionadas à ciência e à tecnologia. Dessa forma, o desenvolvimento da IIR mostra-se favorável para a aplicação de pressupostos da RRI.
Palavras-chave : PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS; ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE; ENSINO DE CIÊNCIAS; RRI; IIR..