SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Literacia Digital Como Estratégia Para a Prevenção e o Tratamento da Violência Sexual nas Comunidades Académicas da IndonésiaGrounded Theory e Mídia Sociais: Práticas Metodológicas Hard, Medium ou Light? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comunicação e Sociedade

versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575

Resumo

CRUZ, Luana; FAGUNDES, Vanessa; MASSARANI, Luisa  e  OLIVEIRA, Thaiane. Dinâmicas da Desinformação Climática em Publicações de Facebook e Instagram no Brasil. Comunicação e Sociedade [online]. 2025, vol.47, e025002.  Epub 30-Jun-2025. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.47(2025).6041.

Neste estudo, analisamos a dinâmica da desinformação climática em publicações de Facebook e Instagram no Brasil, com enfoque nos fenômenos que envolvem a deturpação de dados científicos para desacreditar a ciência. Caracterizamos os temas em circulação, as formas de expressão, os atores sociais envolvidos, as linguagens, os tipos de narrativas que incluem falácias, teorias conspiratórias e relatos religiosos. Além disso, cruzamos essas categorias com a presença ou ausência de argumento científico para observar se o uso da ciência na desinformação climática serve para reforçar pontos de vista e impulsionar controvérsias. Para tanto, nosso caminho metodológico passou pela análise de conteúdo e temática de 77 publicações de desinformação climática nessas duas plataformas online, recolhidas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023, a partir dos descritores “mudanças climáticas” e “aquecimento global”. Como resultado, confirmamos a existência de um ecossistema da desinformação climática com especificidades brasileiras que fazem a discussão pública reforçar a ideia de finitude da humanidade, sob uma retórica catastrófica e agenciada por mídias alternativas. A análise também aponta que o Facebook vem se desenhando como um espaço de desinformação climática mais explícita ao se associar aos fanatismos, em contraposição ao Instagram, em que se delineia uma desinformação climática sem negação frontal da ciência.

Palavras-chave : desinformação climática; plataformas online; Facebook; Instagram; negacionismo climático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )