SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Grounded Theory e Mídia Sociais: Práticas Metodológicas Hard, Medium ou Light? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comunicação e Sociedade

versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575

Resumo

ALMEIDA, Cristina Vaz de et al. Quem Semeia Cocriação de Personas Ligadas ao VIH e SIDA Colhe Literacia em Saúde: O Projeto Português VIHVER. Comunicação e Sociedade [online]. 2025, vol.47, e025004.  Epub 30-Jun-2025. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.47(2025).6127.

A problemática do vírus da imunodeficiência humana (VIH) e síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) está geralmente confinada a uma perspetiva biomédica. São poucos os casos de investigação sobre a participação das entidades com peso na intervenção comunitária, como as associações de cariz comunitário que apoiam pessoas que vivem com VIH e SIDA. O estudo apresentado foca-se no projeto português VIHVER, que investiu na criação de parcerias entre os representantes destas associações de cariz comunitário e profissionais de saúde, numa simbiose participativa e de cocriação de conteúdos promocionais de saúde. O presente estudo visa mapear o processo de cocriação de personas usadas nas campanhas de comunicação das associações portuguesas integradas no projeto VIHVER e caracterizá-las sob a perspetiva da linguagem. Nesse sentido, usa-se o método qualitativo, assente na cocriação enquanto processo que integra investigação participativa baseada na comunidade e tradução integrada de conhecimentos, na observação participante e na análise semiológica. Os resultados detalham, de forma transparente, o processo de cocriação de seis personas para campanhas de literacia em saúde sobre VIH e SIDA, colmatando uma lacuna na investigação. As escolhas de linguagem verbal, icónica e plástica mostram o seu valor para a caracterização competente das personas. Conclui-se que o processo de cocriação desenvolvido desde a sua raiz pelas seis associações é uma experiência plural e altamente representativa, inovadora, utilitária, orientativa, inspirada nos princípios da literacia em saúde e com potencial de replicação, caráter transversal dos dados e ganhos para todos os envolvidos.

Palavras-chave : VIH; SIDA; persona; literacia em saúde; cocriação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )