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Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

MANETA, Margarida et al. Jovens e Consumo Mediático: Uma Análise Comparativa Entre Desertos e Não-Desertos de Notícias em Portugal. Media & Jornalismo [online]. 2024, vol.24, n.45, e4512.  Epub 31-Dez-2024. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_45_12.

Considerando os desafios que a falta de cobertura noticiosa impõe, em particular numa fase de definição de identidade e participação como a juventude, este artigo procura compreender como é que a (in)existência de jornalismo regional impacta o consumo mediático dos jovens residentes em Portugal entre os 15 e os 24 anos. Recorreu-se a uma abordagem quantitativa e comparativa, operacionalizada a partir do recorte de um inquérito por questionário (n=745). As evidências convidam, por um lado, ao debate sobre que estratégias podem garantir o acesso das pessoas jovens a informações capazes de assegurar a sua compreensão crítica e envolvimento cívico; e, por outro, à interrogação sobre o exercício do jornalismo regional e o cumprimento dos objetivos a que se propõe.

Palavras-chave : consumo de notícias; consumo mediático; desertos de notícias; jornalismo regional; jovens.

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