SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27O CONSUMO DE HIDRATOS DE CARBONO EM FUTEBOLISTAS MASCULINOS: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISEA TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA COMO ESTRATÉGIA NA REDUÇÃO E MANUTENÇÃO DO PESO CORPORAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

REIS, Bruna et al. A INFLUÊNCIA DO GLUCOMANANO NO CONTROLO DE PESO. Acta Port Nutr [online]. 2021, n.27, pp.46-49.  Epub 20-Mar-2022. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2708.

INTRODUÇÃO:

O excesso de peso e a obesidade são considerados uma problemática de saúde, podendo ter repercussões na mortalidade e qualidade de vida dos indivíduos. O glucomanano é um componente significante do cormo de konjac, proveniente da planta designada por Amorphophallus konjac. É considerado uma fibra dietética fermentável solúvel, que forma géis, e o seu papel como suplemento alimentar tem sido estudado nos últimos anos de modo a avaliar potenciais benefícios, nomeadamente no controlo ponderal.

OBJETIVOS:

Analisar a evidência científica existente sobre a suplementação de glucomanano no controlo de peso, bem como entender os riscos para a saúde inerentes ao seu consumo.

METODOLOGIA:

A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed e ScienceDirect, recorrendo-se às palavras chave “glucomannan” e “weight”. Os resultados obtidos incluíram artigos, preferencialmente, dos últimos 10 anos, sendo que inicialmente foram selecionados pelo título, em seguida pelo resumo e por fim pela leitura completa dos mesmos.

RESULTADOS:

O glucomanano promove sensação de saciedade devido à sua capacidade de absorção de água, potenciando a motilidade intestinal. A maioria das revisões analisadas verificou uma perda de peso significativa a curto prazo, em adultos com excesso de peso ou obesidade, no entanto um outro estudo com maior número de participantes, não verificou resultados positivos neste aspeto. Em crianças e adolescentes, os estudos são escassos não mostrando efeitos significativos na redução de peso. A dose recomendada com potenciais efeitos benéficos em adultos é de 3g/dia.

CONCLUSÕES:

Os ensaios futuros devem ter melhor qualidade metodológica. Assim sendo, apesar da recomendação de glucomanano para perda de peso parecer segura, esta não deve ser a primeira abordagem nem uma prioridade.

Palavras-chave : Glucomanano; Peso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )