SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36EFICÁCIA DE INTERVENÇÕES DIETÉTICAS E NUTRICIONAIS NA DIABETES GESTACIONAL - REVISÃO SISTEMÁTICAEFEITO DO STRESS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

DIAS, Inês; TEIXEIRA, Beatriz  e  AFONSO, Cláudia. INFLUÊNCIA DA GRAVIDEZ E DOS FATORES DE INÍCIO DE VIDA NOS COMPORTAMENTOS RELACIONADOS COM O APETITE NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO NARRATIVA. Acta Port Nutr [online]. 2024, n.36, pp.46-53.  Epub 06-Out-2024. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2024.3608.

Os vários fatores de início de vida têm vindo a ser associados aos comportamentos relacionados com o apetite em crianças. Para além disso, tem-se verificado uma relação entre estes comportamentos e o desenvolvimento do peso corporal na infância. Como tal, torna-se de extrema relevância estudar como os fatores de início de vida se podem relacionar com os comportamentos relacionados com o apetite em idades precoces. De forma a alcançar este objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa nas bases de dados Medline (Pubmed) e Science Direct de janeiro a junho de 2022. De acordo com a análise da literatura efetuada compreendeu-se que as caraterísticas da mulher durante a gravidez, as caraterísticas da criança ao nascimento e os hábitos alimentares durante o primeiro ano de vida têm sido associados aos variados comportamentos relacionados com o apetite. Verifica-se uma maior tendência para os comportamentos de “aproximação à comida” se associarem com um maior risco de excesso de peso na infância, podendo perlongar-se para a vida adulta. A avaliação dos comportamentos relacionados com o apetite na infância e a sua possível associação com os fatores de início de vida são de extrema importância para compreender quais as melhores estratégias para planear ou modificar intervenções futuras de forma eficaz e orientada, para uma melhor promoção de comportamentos alimentares saudáveis e consequentemente da saúde e bem-estar dos indivíduos.

Palavras-chave : Comportamentos relacionados com o apetite; Crianças; Fatores de início de vida; Revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )