SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A Separação de Componentes no Tratamento de Hérnia Incisional Associada a Diástase dos Retos Abdominais: Caso Clínico3 em 1: A Multiplicidade Diagnóstica na Prática Clínica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

BRANCO, Pedro Martins; BAPTISTA, Carolina  e  MENDES, Daniel. Fratura Rara Isolada do Trapézio: Apresentação de Caso Clínico. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.2, pp.173-177.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v9i2.550.

As fraturas do trapézio são raras, representando 0,4% das lesões da mão. Uma vez que estas costumam ser impercetíveis nas radiografias simples, o diagnóstico no contexto de Serviço de Urgência é desafiante. A tomografia computorizada pode ser útil no diagnóstico. O tratamento gold standard para fraturas do trapézio é discutível.

Um paciente do género masculino, de 54 anos, foi admitido num Serviço de Urgência após um acidente de motociclo.

Referia dor e tumefação na metade radial da mão esquerda, não dominante. As radiografias foram inconclusivas. A tomografia computorizada e a ressonância magnética revelaram uma fratura isolada do trapézio, com um pequeno fragmento volar coaptado. Pelo nosso conhecimento, este padrão de fratura ainda não foi descrito. O tratamento conservador resultou na união da fratura, com excelente função do polegar, sem complicações.

Este caso destaca a importância de uma elevada suspeita clínica, anamnese cuidadosa, exame físico e interpretação dos exames de imagem para evitar falhar o diagnóstico de uma fratura do trapézio.

Palavras-chave : Fraturas Ósseas/diagnóstico; Trapézio/lesões.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )