SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Eficácia de um programa de reabilitação neuropsicológica holística usando realidade virtual índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


PsychTech & Health Journal

versão On-line ISSN 2184-1004

Resumo

MENDES, Márcia; RELVA, Inês  e  FERNANDES, Otília Monteiro. A satisfação com o suporte social e o funcionamento familiar numa amostra de adolescentes com e sem irmãos. PsychTech [online]. 2021, vol.5, n.1, pp.3-19.  Epub 29-Set-2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art33-2021.

A satisfação com o suporte social torna-se essencial para o desenvolvimento dos adolescentes, uma vez que contribui para o bem-estar destes. Esta investigação pretende explorar a satisfação com o suporte social e o funcionamento familiar em adolescentes, com e sem irmãos. A amostra foi constituída por 365 participantes, 213 do sexo feminino e 152 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e a Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE-15). Foram realizadas correlações de Pearson e verificou-se uma associação negativa entre o suporte social e o funcionamento familiar, isto é, à medida que o suporte social aumenta, as dificuldades familiares diminuem. Efetuaram-se análises de variância multivariada (MANOVA), com vista a analisar as diferenças em relação às variáveis sociodemográficas. Os resultados indicaram que, em função da configuração familiar, verificou-se que adolescentes de famílias com pais casados ou em união de facto apresentam maiores níveis de satisfação com a família comparativamente aos adolescentes com os pais divorciados. No funcionamento familiar verificou-se que os adolescentes com pais divorciados apresentam maiores dificuldades de recursos familiares, de comunicação na família e de dificuldades familiares. Em relação ao sexo, não se verificaram diferenças significativas. Finalmente, não se encontraram diferenças entre adolescentes filhos únicos e os que têm irmãos, relativamente à satisfação com o suporte social, bem como no funcionamento familiar. Assim, sublinha-se a importância de um bom funcionamento familiar, no sentido de contribuir para a qualidade das relações dos adolescentes.

Palavras-chave : suporte social; funcionamento familiar; adolescência; irmãos; família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )